quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Derrota na Copa do Mundo? Reflita!

   O Brasil acaba de ser derrotado na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Entendo que pra quem ama o futebol e o esporte em geral, assim como eu, é inevitável ficar chateado, triste. Porém não podemos nos esquecer de que antes, durante e após a Copa, aconteceram, têm acontecido e acontecerão eventos lamentáveis, como: negligências governamentais, aumento da miséria, fome, racismo, desigualdade social, desemprego, conflitos entre as pessoas, etc.
   Não devemos, também, nos esquecer de que este é o ano da eleicão presidencial, onde será eleita a pessoa a quem daremos a responsabilidade de presidir e decidir os rumos de nosso país. A decisão depende de nós. Sejamos responsáveis neste momento tão importante que vive o nosso Brasil, assim como somos responsáveis em nossa torcida no futebol.
   Sugiro levantarmos a cabeça e refletirmos que o caráter do Esporte é exatamente esse, onde um sai "vencedor" e outro sai "derrotado". Assim como tudo na vida, a tristeza estará presente, se tornando, às vezes, inevitável. Mas esta tristeza toda com a derrota de nosso país, em termos de disputa esportiva, na Copa do Mundo é extremamente compreensível. Afinal, este é o único tipo de "guerra" (disputa) onde nos confrontamos, frente a frente, com outros países. Considero este um fato a ser comemorado.

- escrito por Rodrigo Gusmão no dia 02/07/2010, minutos após eliminação do Brasil na Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário